SOLENIDADE DE POSSE A DOIS NOVOS MEMBROS DA ACADEMIA CEARENSE DE ENGENHARIA – ACE

SOLENIDADE DE POSSE A DOIS NOVOS MEMBROS DA ACADEMIA CEARENSE DE ENGENHARIA – ACE

A Solenidade de posse dos novos membros da Academia Cearense de Engenharia – ACE aconteceu no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará no dia 28 de junho de 2018.

Os Docentes do Centro de Tecnologia da UFC, os professores Jesualdo Pereira Farias e Antônio Nunes de Miranda assumem, respectivamente, as cadeiras de número 14 e 41. A primeira tem como patrôno Cândido Narbal Gondim Pamplona. Já a cadeira 41 tem como patrôno Alberto Leite Barbosa Belchior.

Compuseram a mesa o presidente da ACE, acadêmico Victor Frota Pinto; o reitor da UFC, Henry de Holanda Campos; o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness; o secretário executivo de Planejamento do Estado, Júlio Cavalcante; o presidente do Centro de Treinamento de Desenvolvimento (CETREDE), Francisco de Assis Melo Lima; o capitão dos Portos do Ceará e comandante de mar e guerra, Madson Cardoso Santana; e o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Carlos Almir de Holanda.

Com breve anúncio do presidente da ACE, Victor Frota, deu-se início aos ritos solenes. O ex-reitor da UFC e ex- Presidente da ACE Antônio de Albuquerque Sousa Filho saudou os novos acadêmicos, fazendo a leitura de suas trajetórias profissionais e destacando a excelência de  ambos. Logo após, das mãos do atual presidente da academia os dois homenageados receberam um medalhão, um botton e um diploma, característicos da honraria.

CURRÍCULOS – Vinculado ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC, o Prof. Jesualdo Pereira Farias foi reitor da UFC de abril de 2008 a abril de 2015, quando foi convidado pelo governo da ex-presidenta Dilma Rousseff a assumir a Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação. Permaneceu no cargo até maio de 2016.

Teve ampla atuação na gestão universitária e, na UFC, já desempenhou também as funções de chefe de departamento, coordenador de curso de pós-graduação, vice-diretor de centro, diretor de centro e vice-reitor. Foi, ainda, presidente e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), especialização em Tratamentos Térmicos de Ligas Metálicas no Municipal Industrial Research Institute, em Nagoia, no Japão (1986), e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993).

Professor titular da UFC, Antônio Nunes de Miranda é aposentado pelo Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil. Possui graduação em Engenharia Civil pela UFC (1969), mestrado em Mecânica dos Solos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Mecânica dos Solos pela Colorado State University (1988).Tem pesquisas com aplicação do método dos elementos finitos em solos não saturados.

Possui experiência na área de engenharia civil, com ênfase em geotecnia e segurança de barragens, atuando principalmente em projeto e consultoria em fundações, contenções e barragens. Participou da montagem do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil no Ceará (INOVACON-CE) e tem colaborado em diversos módulos deste programa desde 1997.

Compartilhar Postagem