OITAVA REUNIAO PLENARIA – CONVITE

ACADÊMICOS PALESTRANTES

littelton-fortes

Lyttelton Rebelo Fortes

Currículo Resumido
Graduado e Mestre em Engenheiro Civil (UFC), com larga experiência na implantação de grandes projetos ferroviários / metroviários. Comandou a implantação de empresas no ramo metroviário, em suas organizações e gerenciamentos, destacando-se: o metrô de Recife (METROREC) e o Consórcio do Trem Metropolitano de Fortaleza – METROFOR, bem como de sua sucessora, a Companhia Cearense de Transporte Metropolitano – METROFOR. Coordenador da Coordenadoria de Transportes Ferroviários de Cargas e Passageiros da Secretaria de Transportes Ferroviários, do Ministério dos Transportes.  Exerceu o Magistério Universitário na área de engenharia, na UFC durante 30 anos, aposentando como Professor Adjunto IV. Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis, Departamento do Estado do Ceará – ABENC/CE; Vice Coordenador Técnico do ETecS – Escritório de Tecnologia Social – CT/UFC. Agraciado com as medalhas de Mérito Mauá (MT) e Mérito Ferroviário pelos relevantes serviços prestados ao sistema de transportes ferroviários, na RFFSA.

Francisco Roberto de Sant’ana

Currículo Resumido
FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Engenharia Civil – Formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Engenheiro da Rede Ferroviária Federal S.A- RFFSA, Fortaleza. Ocupando Cargo de estagiário á Superintendente de Produção. Engenheiro da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Fortaleza – CBTU, Fortaleza . Ocupando Cargo de Superintendente de Trens Urbanos de Fortaleza.
ATIVIDADES COMO PROFISSIONAL EM ENG. CIVIL: Elaboração de Projetos diversos de Engenharia Civil na área Metroferroviária – Rio de Janeiro.
CURSOS E TREINAMENTO REALIZADOS: Treinamento Ferroviário – VI Seminário de Via Permanente e Obras. Estágio na Companhia Vale do Rio Doce – Vitória / Espirito Santo. 1º SEMINÁRIO DE OPERAÇÃO METRO – FERROVIÁRIA, realizado em São Paulo, de 15 a 18 de outubro de 1985.
PUBLICAÇÕES: 
Artigo no Jornal “O Povo” assuntos diversos sobre a Ferrovia Transnordestina.
ATIVIDADE DE CLASSE: Presidente da Associação de Engenheiros da AERVC “Órgão que agrega Engenheiros Ferroviários do Ceará”.
HONRARIAS: Agraciado com a Medalha Engenheiro José Leal Lima Verde, da Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense, por ter se destacado de forma relevante para a classe de engenheiros da Ferrovia Cearense. Medalha do Mérito Ferroviário- Concedida pela “Rede Ferroviária Federal” – RFFSA . Agraciado com o Diploma AMIGO DA CULTURA, outorgado pela Secretaria da cultura  do Estado do Ceará.

WhatsApp chat